Rap, o canto da Ceilândia abre 1ª edição do FAVERA
O curta-metragem dirigido por Adirley Queirós será o primeiro filme exibido no Festival. Lançado em 2005, Rap, o canto da Ceilândia traz um diálogo com quatro consagrados artistas do Rap nacional (X, Jamaika, Marquim e Japão), todos moradores da Ceilândia, cidade-satélite de Brasília. O filme mostra a trajetória desses integrantes no universo da música e faz um paralelo com a construção da cidade onde moram. São artistas que vêem no Rap a única forma de revelar seus sentimentos e de se auto-afirmar enquanto moradores da periferia.
Prêmios:
> Melhor Curta pelo Júri Oficial e Júri Popular no Festival de Brasília, 38, 2005, Brasília - DF.
> Aquisição do Canal Brasil do Festival Internacional de Documentários, 11 - É Tudo Verdade, 2006.
> Melhor Curta pelo Júri Oficial no Curta SE, 2006, Aracaju, SE.
> Melhor Documentário no FAM, 2006, Florianópolis, SC.
> Destaque da Realidade Nacional e Mençaõ Honrosa ABD-RJ no Festival Brasileiro de Cinema Universitário, 2006, Rio de Janeiro, RJ.
Filmes gravados no Conjunto Vera Cruz também terão espaço
O Conjunto Vera Cruz também estará presente na tela do FAVERA. 9 curtas com algum tipo de ligação com o bairro serão exibidos no Festival. A mostra intitulada 'Vera Cruz na Tela' conta com os filmes produzidos pela É Nóis Ki Tá Produções, gravados no bairro e com a participação de moradores: Trash Killer, Funcionário do Mês, My Brother, Era uma vez um Bandeirante e o lançamento Pane. Além dos filmes da É Nóis Ki Tá, o documentário 'Viagem à Marginalidade', dirigido pelo também morador do Vera Cruz Roberto Pacheco também está na mostra. Já nas mostras competitivas, o documentário "Quando a mãe chora e o filho não vê", do Movimento do Vídeo popular foi produzido em uma oficina de vídeo dentro do centro de recuperação de menores localizado no Vera Cruz. Outro filme com relações com o bairro é o experimental "Máscaras", ao qual seu diretor, Cristiano Sousa, é ex-morador do Vera Cruz.
Pane - Lançamento dia 22/09
Funcionário do Mês - Exibição dia 22/09
Rap, o canto da Ceilândia - Exibição 21/11